domingo, 3 de julho de 2011

Laminado ou Porcelanato

Já que a entrega do nosso apê se aproxima, que tal começarmos a falar um pouco mais de reforma/acabamento e decoração??

Eu particularmente, já fui na Tok & Stok, Telha Norte, C&C e muitas outras dessas lojas do ramo, com papelzinho e caneta na mão e fui anotando os preços de pisos, cubas, tintas, itens de iluminação e assim vai…E quer uma notícia? Os valores assustam, pois por pouco que sejam os itens, de cem em cem, a conta fica alta.

Mas esquecendo um pouco essa parte dos valores, quero entrar no quesito de dificil escolha do piso. O que escolher, Porcelanato ou Piso Laminado?

Um pouco de teoria

O Porcelanato é uma placa cerâmica de alto desempenho, grande resistência e baixa absorção. Já o laminado recebem revestimento superficial que oferece resistência a riscos, porém como são de madeiras, acabam sendo vulneráveis a água.

Os laminados são instalados em placas por um sistema de encaixe sobre uma manta de espuma plástica. Essa manta evita um pouco a transmissão de som ao andar de baixo, e existe ainda a opção de trocar essa manta por uma outra ainda mais poderosa (transmite menos som), porém mais cara.

Porcelanato

Porcelanato

O Porcelanato, conhecido por ser durável e resistente, além de ter um brilho (a versão polida) lindão, também torna-se mais fácil de manter (pensando no lado amélia), pois não exige tantos cuidados.

O problema do porcelanato é que ele é frio e no inverno isso pode fazer a diferença principalmente para as crianças que adoram brincar no chão.

Laminado

O laminado é um pouquinho mais delicado e é preciso ter mais atenção para manter. Limpar ele somente com um paninho úmido, nem pensar em água e sabão.

Se derrubar água é necessario secar rapidamente, pois se não ele estufa. Também é necessário tomar cuidado com o sol batendo direto nele, pois pode ficar queimado.

Outro ponto contra do laminado é que ele faz barulho com qualquer coisinha que caía nele ou até mesmo o simples fato de andar, mulheres de salto.. nem pensar.

Mas vamos lá vai… ele não tem só pontos fracos.

Laminado

O Laminado é bem quisto pelo charme e elegância que causa no ambiente, além disso, ele é considerado um piso quente, excelente para os tempos mais frios, dispensando a necessidade de tapetes.

Ele também tem a instalação mais prática e rápida que o porcelanato, podendo ser instalado em 1 ou 2 dias dependendo da metragem. Sem contar que você compra o produto com instalação e o porcelanato é necessário contratar um bom azulejista (predreiro e afins), pois não é qualquer um que sabe assentar com qualidade, e ainda comprar argamassa, rejunte.

Resumindo

É difícil dizer qual é melhor. Depende muito do gosto de cada um. Eu prefiro o laminado e pretendo colocá-lo no nosso apê. E vocês o que preferem?