terça-feira, 19 de julho de 2011

Esclarecimentos – CM Repasse na Planta

Turminha,

O último post repercutiu e muito. Várias pessoas encaminharam email, post solicitando informações de como proceder, como recorrer. Generalizando, as histórias são muito parecidasl, cobranças altíssimas de CM Repasse na Planta, dificuldades de arcar com os valores e resposta padrào da GoldFarb, atual PDG.

Diante disso, ao invés de responder os email individualmente, que foram muitos, achei melhor colocar esse post para esclarecimentos.

Em primeiro lugar, preciso dizer que eu no momento não tenho como tomar nenhuma ação contra a PDG, pois eles não assinaram o meu contrato de financiamento com a caixa, já que me recusei a concordar com o aditivo contratual imposto. Resultado? Entrei com um processo judicial que ainda está em andamento. Por enquanto, ja tomei a ação que estava ao meu alcance, agora tenho de aguardar o lento judicário brasileiro.

Em segundo lugar, as pessoas me questionaram que ação tomar. Isso é uma questão delicidada, pois infelizmente não posso dizer façam isso ou façam aquilo. Apenas posso informar o que penso baseado nas minhas pesquisas e entendimento. Então tudo que eu colocar aqui não é regra, e nem base jurídica, apenas minha opinião.

Essa cobrança de CM Repasse na planta é cobrada de acordo com a cláusula contratual disponível no aditivo de contrato assinado junto com o financiamento com a caixa. Por ser curiosa e fuçona, tomei conhecimento dessa cobrança antes do dia da assinatura, então fiz consulta no PROCON e também a advogados. Na época, fui orientada a não assinar, e tentar um acordo com a construtora, mas eles foram irredutíveis.

Minha advogada diz que após assinar ainda é possível recorrer, mas tudo se torna mais complicado. Entretanto, com a instauração desse inquérito, a abusividade da cláusula, se torna mais visível e portanto, um ponto a favor. Porém, o inquérito é apenas uma investigação administrativa que pode virar um ação judicial ou não.

A grande questão é que as pessoas têm medo de entrar com um processo contra a contrutora e por isso, sofrem medida, como perda do bem, ou atraso na entrega das chaves e tudo mais. Entretanto isso é um direito nosso! É exatamente pela maioria pensar assim, que existem cobranças como essas. Se todas as pessoas, se recusassem a assinar o aditivo, assim como eu e meu esposo fizemos, talvez não precisassemos ter entrado com um processo e teríamos uma abertura maior para negociação. Como isso não aconteceu, uma voz no meio de quatrocentras, não tem força.

Não estou na mesma situaçào de vocês, mas acho uma grande sacanagem e de total má fé essa atitude da PDG. Então, no que eu puder auxiliar, assim o farei. Recomendo que todas as pessoas que estão nessa situação, se unam, consultem um advogado e entrem com uma ação coletiva. Isso ganha força e aumenta o poder de barganha, pois temos pessoas de vários empreendimentos PDG mandando email, não só do La Vita.

Então para começar a ajudá-los, meu próximo post vai falar sobre o JSMF que é um grupo que está se formando, após o último post.

Até amanhà coloco mais informações.

Abraços e boa sorte para todos nós.