sábado, 14 de janeiro de 2012

Preparativos para Vistoria

 

La Viteiros de plantão,

Como estamos vendo nos últimos comentários, muitos vizinhos conseguiram confirmar com a PDG que as vistorias irão iniciar entre final de fevereiro início de Março.

É claro, que esse momento é muito esperado e sonhado por todos, eu mesmo não vejo a hora, afinal é como sonhar por algo durante tanto tempo e finalmente começar a sentir o sonho se realizando. A emoção de entrar no apê pela primeira vez deve ser indescritível.

Mas, como nem tudo na vida são só sonhos, temos de lembrar que esse é o momento de verificarmos se aquilo que foi prometido foi realmente honrado pela construtora. Portanto é chegado a hora de nos prepararmos para esse momento tão especial e decisivo, pois afinal, uma vistoria mal feita é sinônimo de prejuízos ao bolso do proprietário futuramente. Sem contar a dor de cabeça que pode causar.

Pensando nisso segue abaixo itens básicos que devem ser conferidos:

  1. Caimento da água - As áreas frias do imóvel (Cozinha, banheiro, lavanderia e varanda) devem ser avaliadas quanto ao caimento da água no sentido do ralo. A olho nu a, pode não ser perceptível, mas itens como bolinhas de gude ou ping pong podem ajudar nesse momento, bastando solta-las e verificar se elas vão direto para o ralo.
  2. Nível do contra piso - Esse é um pouquinho mais difícil de conferir, mas se tiver condições de levar uma mangueira de nivelamento, conseguirá ver desníveis no contra piso, se esses existirem. Afinal, quando forem instalar o porcelanato ou Laminado, se o contra piso estiver desnivelado, será você que terá de pagar para arrumar.
  3. Azulejos e Pisos - Bater nas peças ajudam a identificar se algum deles estão soltos e pedir a reparação imediatamente, ou solicitar que as peças com esse problema sejam marcadas. Imaginem o trabalho de identificar isso somente na mudança e ter de encontrar uma peça igual para reposição.

    Outro detalhe importante, é conferir se os rejuntes estão bem feitos e sem falhas. Andei vendo fotos de alguns apês na vistoria e sinceramente, ninguém merece um rejunte sujo antes mesmo de receber as chaves.
  4. Vedação das cubas e pias e tubulações - Dica: jogue água em tudo, veja se ela vai toda embora pelo ralo, sem empoçar, vazar
  5. Caimento da água nas pias - faz parte da verificação anterior. As bancadas são praticamente planas, mas não devem empoçar junto as paredes (nos frontões); pois é possível que vazará por baixo e danificar os futuros armários (molhe por cima e passe a mão por baixo)
  6. Vedação e condição dos metais - Torneiras abrem e fecham normalmente ou fica pingando? E nada de riscos nos cromados! Não esqueçam dos registros e chuveiros.
  7. Empenamento de portas - verifique se estão planas. Madeira verde tende a entortar (mas demora, normalmente acontece depois das chaves na mão).
  8. Fechaduras - Abra e feche tudo. Aquilo que fizer barulho, tranco ou estiver meio travado deve ser corrigido!
  9. Teste elétrico das tomadas - Essa é uma questão simples de ser resolvida: Leve uma lâmpada teste 220v e em duas pessoas verifique os interruptores. Cuidado apenas ao segurá-la para não levar choque! Alguns apartamentos não vem com toda a instalação pronta, então não irá adiantar muito já que terá que ter um eletricista ou maridão que saiba fazer a instalação!
  10. Janelas e Portas: Verifique se elas abrem e fecham sem arranhar, enroscar ou raspar no piso, batentes e afins. Confira também se estão no esquadro e se não existem lascas faltando, ou até mesmo tinta escorrida. Não esqueçam de testar as fechaduras e travas. E detalhe verifiquem se há possibilidades de infiltração, através das portas e janelas mal vedadas. Geralmente as bens vedadas tem uma camada fina de silicone por fora.
  11. Paredes: Confiram que há imperfeições nas paredes, deixando-as tortas e comprometendo a instalação dos móveis mais para frente. Também fiquem atentos aos finais de infiltrações, paredes molhadas, trincas ou rachaduras.

Os detalhes descritos acima são relacionados a vistoria de uma forma geral, mas não podemos esquecer dos detalhes prometidos no nosso memorial descritivo e que também devem ser respeitados, como:

  • Vidros – Vidros comuns lisos, sendo transparentes na sala e dormitórios e translúcidos nos banheiros e área de serviço.
  • Todas as portas deverão vir com fechaduras em acabamento cromado.
  • Pontos de antena e telefone na sala e no quarto principal.
  • Apartamentos sem suíte deverão ser entregues com ponto de energia elétrica para ligar chuveiro e com suíte não, já que terão previsão de funcionamento a gás (por conta do comprador).
  • Nos apês com suíte os banheiros serão entregues com bancada em mármore branco com cuba de embutir e, os apês sem suíte com lavatório simples.
  • Todos os apartamentos deverão vir com medidor individual de gás, localizados na área de serviço.
  • Central de comunicação dos apês com a portaria.

Parece bobeira, mas vi que o Residencial Córdoba, as chaves foram entregues, tem pessoas morando, e a PDG até agora não instalou os benditos interfones (citados no último item), e com isso o porteiro, precisa deixar a portaria quando precisa falar com algum morador.

Outro detalhe super importante, é o penúltimo item, ou seja, medidor individual de gás na área de serviço. Verifiquei que alguns condomínios estão sendo entregues sem essa individualização e ela fica depois por conta dos moradores, gerando alto custo. Portanto atenção, esse item, é obrigatório no momento da vistoria, já que foi previsto no nosso memorial descritivo, caso contrário nós teremos de arcar com isso.

Outra dúvida tem sido sobre as janelas e portas da área de serviço. No nosso memorial não há nada específico sobre isso, mas se analisarmos as 3 plantas do nosso empreendimento, iremos verificar que os apês com suíte tem o desenho de uma porta de correr entre a cozinha e a área de serviço e não tem desenho de janela na área de serviço e já nos apês sem suíte, é o contrário, ou seja, sem porta entre cozinha e área de serviço, porém com janela.

Ah, as áreas comuns serão vistoriadas pela equipe pré-definida na primeira assembleia, geralmente composta do Síndico, sub-sindico, etc. Portanto, a única coisa que temos de nos preocupar nesse ponto, é escolher bem os nossos representantes.

Confiram mais sobre vistoria em:

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/09/saiba-o-que-fazer-para-evitar-surpresas-desagradaveis-na-compra-do-imovel.html